Martelinho de Ouro
Há muitas divergências sobre o surgimento do famoso Martelinho de Ouro, nome técnico RSP – Recuperação Sem Pintura. Trabalho artesanal que consiste exclusivamente em desamassar a chapa sem danificar a pintura.
Alguns defendem a ideia que surgiu nos anos 40, nas linhas de montagem da Mercedes Benz, em Stuttgart, na Alemanha, onde alguns técnicos massageavam a chapa de metal, de fora para dentro, até restabelecer a forma original. Tempos mais tarde, anos 70, nos Estados Unidos, a técnica tornou-se mais conhecida, surgia na época montagem de carros, com chapas de metais mais finas, pinturas resistentes e mais maleáveis. No Brasil defendem a ideia que fora inventado em meados dos anos 80 em São Paulo, capital. Entretanto, não ha registros que comprove a data e quem iniciou esta arte.
Sendo os primórdios da arte no Brasil ou exterior, a ideia principal para recuperar o amassado desde então é a mesma, ou seja, de fora para dentro, igualando o brilho da pintura e nivelando a chapa danificada.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DO MARTELINHO DE OURO
A Recuperação Sem Pintura tem varias finalidades que vão, desde um serviço rápido até o aumento da produtividade dentro de uma oficina, são elas:
RAPIDEZ: Tendo de recuperar um simples amassado, uma geral por todo o veículo ou ate mesmo uma chuva de granizo o tempo sempre será inferior a de uma funilaria e pintura.
ORIGINALIDADE: Por tratar-se de recuperação sem pintura a principal característica que agrega preço a mesma é manter a originalidade.
ECONOMIA: Em 90% dos casos dificilmente o valor de uma Recuperação Sem Pintura ultrapassa ao da funilaria e pintura.